Actividades Económicas

Posted by: Aldeia Galega- Montijo / Category:




Actividades económicas



Desde longa data que Aldeia Galega e o rio viveram uma relação íntima. De facto, o rio deu origem a Aldeia Galega, e a mesma deu ao rio numa parte importante da sua vida. Aqui existiram salineiros, moleiros, pescadores, mercadores, gente que se dedicava a apanha da ostra, etc.
As profissões ligadas ao rio durante muito tempo ocuparam lugar primordial como fonte empregadora de muitos aldeãos e, depois, de montijense.
Desde 1317 que existem referências à existência de salinas nesta zona, data de 1386, desde sempre o rio serviu como meio de passagem entre ambas as margens do Tejo.
Na transição do século XIX para o século XX surgem as primeiras referencias a chacinaria e a transformação da cortiça virgem em diversos artefactos, e são estas duas actividades o grande sustento económico da vida da localidade durante varias décadas do século passado.
Isto sem contarmos com a agricultura, que desde sempre forneceu os produtos que eram comercializados em Lisboa e que daqui partiam por via fluvial durante muito tempo.


0 comentários:

Enviar um comentário