A Festa Grande

Posted by: Aldeia Galega- Montijo / Category:

A Festa Grande

O Santuário da Nossa Senhora de Atalaia, situa-se acerca de 5 km de Montijo e deu origem ao aparecimento da localidade do mesmo nome.
O santuário, que remonta do século XVI ainda hoje atrai bastantes pessoas, que no ultimo domingo de Agosto aqui ocorrem peregrinação para pagamento de promessas, ou simplesmente para se divertirem durante os festejos populares.
Conta a lenda que a imagem de Nossa Senhora apareceu numa aroeira existente junto de uma fonte. Sendo considerada milagrosa logo se lhe fez uma pequena capela que com o tempo deu origem ao Santuário. A fonte santa mantém ainda uma atracção pelo facto de ainda hoje as pessoas se deslocarem a esse local para efectuarem o chamado Banho Santo que consiste na lavagem da cara e das mãos.
A peregrinação a este santuário caracteriza-se pelo facto de os Círios que aqui ocorrem não estarem sujeitos ao poder da Igreja, misturando assim o profano com um misto de sagrado nas suas manifestações religiosas.
Durante muito tempo considerada a Festa Grande para os habitantes da Aldeia Galega, bem como para os das redondezas que a ela vinham, deslocando-se em massa para a Atalaia de forma a poderem participar nos festejos onde se podiam encontrar pessoas e Círios oriundos de Oeiras; Lisboa; Sesimbra; Alcochete, etc.
Chegando alguns deles, os mais abastados a possuírem casa na Atalaia para ai se poderem hospedar durante os festejos, enquanto os mais pobres acampavam nas imediações no santuário, ou o da fonte santa que lhe esta adstrita. Em relação aos Círios, muitos deles oriundos povoações distantes da área do santuário, também existiam alguns com casa própria para, o alojamento dos seus membros que se deslocavam desde longe para participarem nos festejos.


0 comentários:

Enviar um comentário