Os Bombeiros

Posted by: Aldeia Galega- Montijo / Category:


Os bombeiros


Datam de 1842 os primeiros registos relativos à organização de um sistema de combate a incêndios em Aldeia Galega do Ribatejo, sendo desde essa data e até a fundação de um corpo de bombeiros efectivo, uma das preocupações permanentes da Câmara Municipal.
Em 1906 e um grupo de cidadãos associados da Sociedade Filarmónica 1º Dezembro, sob a iniciativa de Cândido José Ventura, leva a efeito uma quermesse para angariar fundos para a criação de um corpo de bombeiros.
Em 1908, a corporação de bombeiros, então criada no seio da Sociedade Filarmónica 1º Dezembro, foi separada da mesma, apresentando-se pela primeira vez em público no ano de 1909 (data efectiva da sua fundação).
Com a queda da monarquia, as condições políticas, sociais e económicas, resultantes da 1ª Republica, em nada contribuíram para que a corporação tivesse uma vida económica estável.
Assim, a situação de um corpo de bombeiros em Aldeia Galega, foi pautada por enormes dificuldades, levando á que 1924, a corporação de bombeiros fosse novamente alvo de um processo de restauração.
Este facto, levou a que esse novo fôlego a corporação pudesse lançar em 1926 a primeira pedra do quartel, que foi inaugurado solenemente em Janeiro de 1929, durante as comemorações do seu 21º Aniversario.
Como culminar de um longo processo viu finalmente coroados de êxito as suas tentativas para que fosse dotada de um moderno e mais funcional quartel. Facto esse que ocorreu em 1989,podendo a partir dessa data prestar á população da cidade um serviço mais consentâneo com as novas exigências que se lhe apresentavam.


1 comentários:

  1. Aldeia Galega- Montijo Says:

    Bonito não é ?
    mas é meu e das outras portanto chasx

Enviar um comentário