As Freguesias

Posted by: Aldeia Galega- Montijo / Category:

As Freguesias

Canha- Povoação antiga, recebeu seu primeiro foral em 1235 dado pelo Mestre da Ordem de Santiago D. Paio Peres Correia. Posteriormente em 1516 e aquando a reforma Manuelina dos forais do reino, viu ser-lhe autorgada outra carta de foral pelo rei D. Manuel I. inserida numa região agrícola por excelência, a localidade foi perdendo importância administrativa até que em 17 de Abril de 1838 porque decretos e extinguiu o seu concelho, sendo incorporada no concelho da Aldeia galega e do Ribatejo.
Ao longo dos anos, esta povoação devido à sua localização sempre facilitou a fixação da presença humana, são disso exemplos os múltiplos vestígios deixados pelo homem pré- histórico aí encontrados. Bem como o único sinal da presença romana até agora localizada na área do nosso município.
Povoação acolhedora, soube manter ao longo dos anos o seu aspecto de local de transição entre a Estremadura e o Alentejo, facto realçado pelo baixo casario e pela brancura das suas ruas, Essencialmente rural é hoje em dia a maior freguesia do Concelho de Montijo em área.
Sarilhos Grandes – Remontam a 1304 as primeiras referências a este lugar devido as suas salinas e ao moinho da maré aí existente. No entanto este lugar que nos aparece sempre referenciado como pequena Aldeia pertencente á Vila de Aldeia Galega do Ribatejo, ganha em 18 de Abril de 1848 a sua autonomia administrativa.
Nasce assim a Freguesia de São Jorge de Sarilhos Grandes, ao longo dos tempos sempre viveu da agricultura devido á fertilidade dos terrenos onde se encontra situada. Facto esse que contribui para que ainda hoje em dia a agricultura, bem como a floricultura sejam um dos suportes económicos da vida na localidade.


0 comentários:

Enviar um comentário